A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec) realiza hoje (19) às 14h00 o lançamento do Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia. A implementação deste projeto é fruto de uma parceria da SEC e a Universidade Federal da Bahia, através da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia. O lançamento será no Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, em Salvador.
O Projeto, com duração de 04 anos, tem como objetivo fornecer os subsídios necessários à construção de uma Política Pública de enfrentamento das questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares do Estado da Bahia, em consonância com o Programa Pacto Pela Vida, alcançando 13 Diretorias Regionais de Educação e 22 municípios.
O primeiro componente do projeto, o Curso de Formação em Educação & Álcool e outras Drogas, com 40 horas de duração, será oferecido para 914 Diretores Escolares e 128 técnicos da Secretaria de Educação, na modalidade Educação a Distância. O curso será seguido da Supervisão que privilegiará a condução de situações práticas vivenciadas no dia a dia das escolas. O terceiro componente será a Criação e Acompanhamento de 23 Grupos de Trabalho sobre Educação & Álcool e outras Drogas, reunindo Diretores Escolares, Técnicos das Diretorias Regionais de Educação e da Secretaria de Educação, em vistas a elaboração de projetos de intervenção para as 914 escolas. Em adição a esses três componentes também será implantada uma Central de Orientação e Referência em Álcool e outras Drogas para oferecer atendimento e suporte aos profissionais da Rede Estadual de Educação na condução de situações relacionadas ao consumo de drogas.
Através do projeto, a SEC junto com a UFBA buscam uma melhor qualificação dos profissionais da Rede Estadual de Ensino para o atendimento das demandas relacionadas ao uso abusivo de drogas em ambiente escolares. A sua proposta inclui ações de cunho prático e aponta no sentido de uma Política Pública Sustentável para a Secretaria Estadual de Educação, neste campo estritamente relacionado com a evasão escolar e com o comprometimento das atividades de alunos de professores e da comunidade em geral.
0 comentários:
Postar um comentário