Ads 468x60px

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUIXABEIRA FAZ PARTE DO CONSÓRCIO JÁCUIPE



Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, o Território Bacia do Jacuípe deu passos largos avançar na consolidação da estratégia territorial. Foi realizada a assembleia instauração do Consórcio Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe - CDS Jacuípe -, uma instituição Inter federativa de caráter público que vem pra dar sustentação à execução da estratégia territorial da Bacia do Jacuípe.

O CONSÓRCIO JACUÍPE vem suprir as deficiência de investimento de infraestutura dos projetos territoriais, e resolver problemas como saneamento e resíduos sólidos dos municípios consorciados. Nesta assembleia foi homologada a entrada de 8 dos 9 municípios que manifestaram interesse e colaboraram com a construção do consórcio. Inicialmente colaboraram com a construção os municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça. Destes municípios Várzea da Roça não seguiu em frente pelo fato de o Protocolo de Intenções não ter sido aprovado na câmara de vereadores do Município.

Conversando com Matteus Martins, responsável técnico pela construção do Consórcio, perguntamos a ele sobre a possibilidade de entrada dos demais municípios da Bacia do Jacuípe, ele então nos informou que “quando construímos o Protocolo de Intenções, que em termos comparativos seria o projeto de constituição do Consórcio, buscamos respeitar a diferença de entendimento dos municípios sobre políticas públicas. Alguns municípios estão incorporados nas dinâmicas que o Brasil experimenta de políticas públicas e logo priorizaram a participação no processo de construção do Consórcio. Outros não entenderam de imediato, e assim, por imaginarmos que mais tarde eles poderiam desejar entrar no Consórcio, nós incluímos os mesmos no Protocolo de Intenções, assim como também incluímos o governo da Bahia. Agora, pra eles entrarem, percorrerão o caminho que os demais percorreram”.  


Matteus explicou que o Consórcio vem para complementar a ação do CODES e não conflitar ou anular. “O CODES é uma instância de formação, de politização, de problematização, de aglutinação de agentes entorno de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável do Territorial. Tem seus limites por ser entidade privada, e isso limita o acesso de determinados recursos públicos. Exatamente neste limite do CODES o Consórcio entra, pois enquanto instância pública, poderá acessar os recursos que o CODES não acessa”.
              

Na abertura da assembleia Joilma Rios presidenta do CODES enfatizou a importância daquele momento. Mais uma vez estamos dando um passo a frente na construção de um futuro melhor. O CODES na qualidade de articulador do Consórcio entende que agora estávamos unindo o elo entre as políticas públicas com as necessidades do Território, sem deixar espaços para perdas de recursos”

O presidente eleito do Consórcio foi Vacyr Rios, prefeito de Pintadas. Para ele o Consórcio “é resultado de uma longa caminhada na busca pelo desenvolvimento sustentável. Tocar política pública territorial sem um consórcio é de um ônus muito grande, pois o Colegiado Territorial se sobrecarrega. Agora são duas forças que vão se combinar, promovendo custeio e investimento para a promoção do desenvolvimento territorial da Bacia do Jacuípe”.
Vereador Erilberto e Sec. de Adm. Ramon

Além de Valcyr, foram eleitos para compor o Conselho de Administração os prefeitos Dr Nei, de Capela do Alto Alegre, e Paulo Ferreira, de Várzea do Poço, dois jovens prefeitos que vem assumindo compromissos em seus municípios sem perder de vista a ação territorial. Além deles, o time de prefeitos do CONSÓRCIO JACUÍPE ou CDS Jacuípe está formado por: Antônio Cedraz Carneiro (Mairi) , Manoel de Oliveira (Nova Fátima), Antônio Diomário (Ipirá) e Eliezer Costa (Quixabeira). O Secretário de Governo e Planejamento Ramon Novaes e o Lider do Governo na Câmara Muncipal Ril de Beto, estiveram representando o município de Quixabeira no evento.
Vida longa ao CONSÓRCIO JACUÍPE!

0 comentários:

Postar um comentário