Ads 468x60px

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alto do Capim é reconhecida como "Quilombola"!!

A comunidade de Alto do Capim no município de Quixabeira teve mais um motivo para comemorar o domingo de pascoa
(08 de abril). Depois de muita luta finalmente a comunidade foi reconhecida pelo Governo Federal como remanescente de quilombo. O Presidente Estadual das Comunidades Quilombolas Valmir dos Santos, fez a entrega do certificado da Fundação Cultural Palmares (FCP) ao Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Quilombolas de Alto do Capim Genilson Lima e a senhora Idalina de Jesus que é neta de escravos e completou 96 anos neste domingo.
Valmir dos Santos, Presidente Estadual das Comunidades Quilombolas
O evento teve a participação de várias autoridades, entre estes o Prefeito Eliezer Costa, o Vice Vadinho, Secretários e Vereadores. Para a Vereadora Lucília representante da comunidade, esse é um momento de muita alegria, “a nossa felicidade é muito grande, com esse certificado vamos procurar melhorias para esse povoado que nunca escondeu as suas origens”. O Presidente da APPQ de Alto do Capim Genilson Lima aproveitou para agradecer as pessoas envolvidas no processo de certificação “agradeço a todos que lutaram e torceram por essa vitória, em nome do prefeito Eliezer Costa, quero agradecer também a Prefeitura Municipal que deu total apoio para que esse sonho se realizasse” disse ele.
A cerimonia contou com uma vasta programação que foi desde palestras, missa de ação de graças, exposição de artesanatos e finalizando com a apresentação do grupo local raízes do samba.
Dona Idalina de 96 anos, neta de escravos
A certificação reforça toda a luta da comunidade, para a preservação de sua história e sua cultura, sendo ainda um passo importante para a busca de recursos e projetos junto aos governos. 

0 comentários:

Postar um comentário