Ads 468x60px

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estão abertas as inscrições para Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014

A FIFA lançou o Programa de Voluntários para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo em 2014, na terça-feira (21.08), em Salvador. Os interessados em trabalhar nos megaeventos esportivos podem se cadastrar no site da entidade máxima do futebol. O cadastro é único e vale para todas as competições. Esta é a primeira etapa do processo de seleção, que conta ainda com entrevistas e capacitações.
Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro. Segundo Rodrigo Hermida, diretor de voluntariado do Comitê Organizador Local (COL), o treinamento a distancia é importante para atingir todas as partes do país e para estabelecer uniformidade das ações. “Uma obrigação que a FIFA cobra é uniformidade: todos as pessoas, em todos os lugares devem ser atendidas da mesma forma”, disse. Após a capacitação pela internet, haverá treinamento presencial, em que as pessoas vão conhecer os locais de trabalho e terão instruções mais específicas.
» Confira o link para as inscrições (site oficial da FIFA.com)
Foto: Manu Dias/Secom - BA#

Foto: Manu Dias/Secom - BA
Rodrigo Hermida destacou que, mesmo antes das inscrições estarem abertas, a FIFA recebeu centenas de e-mails solicitando participação nos megaeventos. “Dos 27 estados do Brasil, tem uns dois ou três em que as pessoas não mandaram uma avalanche de e-mails. Tem uma menina de 18 anos do Uzbequistão querendo vir desesperadamente e manda e-mail todo dia”.
Ele ressaltou, ainda, que ficou combinado com o Governo Federal que, em virtude do volume de inscrições, haverá dois momentos de cadastramento. “O primeiro abre hoje e um segundo com as cidades-sede e o Governo Federal (leia mais sobre o assunto). É um programa parceiro, trabalhamos a quatro mãos, a gente fala de processos integrados e comunicação constante. Não se faz o evento sem a ajuda do Governo Federal e as sedes”.

Entusiasmo
O recrutamento se inicia com as inscrições no site oficial da FIFA, em que se faz um registro das pessoas interessadas. “A gente espera atender todos os pedidos dos voluntários, suas áreas de preferência, mas é difícil atender a todos. Tecnicamente a relação é de 5 a 6 para 1. Para tirar 15 mil voluntários para a Copa precisamos de 90 mil inscritos”, disse Hermida. “O processo de seleção passa por entrevista, dinâmica de grupos, onde medimos o entusiasmo e o comprometimento de cada um com a Copa. Esse é o principal requisito avaliado”, ressaltou Hermida.
Integrantes do conselho de administração do COL, Ronaldo e Bebeto estiveram no lançamento do Programa de Voluntários e fizeram um chamado à participação das pessoas. “Nós dedicamos nosso tempo à Copa porque acreditamos nesse projeto e mais uma vez queremos a participação massiva do nosso povo”, disse o Fenômeno. Bebeto lançou a convocação: “Queria convocar os brasileiros a fazer parte do nosso time, vestindo e suando a camisa com a gente”.
Processo
O trabalho voluntário não é remunerado, mas o COL e a FIFA oferecem aos selecionados os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local das atividades (dentro da cidade-sede) e alimentação durante o período de trabalho.
Os candidatos devem ter preencher alguns requisitos, como ter 18 anos e disponibilidade de atuar pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos, sendo que cada turno de trabalho durará até 10 horas. Durante o processo de seleção serão verificadas as habilidades, perfil e conhecimentos de cada inscrito.
Ao se cadastrar, a pessoa pode informar a sua área de preferência, mas as vagas serão preenchidas conforme as ofertas e os perfis que cada atividade exige. Algumas funções exigem requisitos específicos e necessitam de conhecimentos e habilidades determinadas. Por isso, foram criados dois tipos de cargos: especialistas, que atendem áreas como a imprensa, departamento médico, serviços de idioma; e generalistas, que atendem todas as outras áreas e têm foco no atendimento ao público em geral.
Todas as informações sobre o Programa de Voluntários e as etapas a serem cumpridas serão publicadas no site FIFA.com e na página de cadastro de cada candidato. Os dados fornecidos pelos interessados serão confidenciais e estarão sob responsabilidade do COL. Serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessados no trabalho.
A estimativa é de que 7 mil voluntários trabalhem na  Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo, segundo números revisados pelo COL.

Fonte: http://www.copa2014.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário