Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bahia possui 37 municípios em situação de emergência devido à seca!!

Em função da forte estiagem, dos últimos meses, 37 municípios baianos estão, atualmente, com decretos de situação de emergência vigentes (ver abaixo). Cerca de 500 mil pessoas destas localidades estão sendo afetadas. A Coordenação de Defesa Civil da Bahia, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, tem desenvolvido diversas ações emergenciais no combate e prevenção de desastres naturais em todas as regiões do Estado.
O decreto de emergência, além do seu significado de reconhecimento da situação e de alerta, é instrumento para que esses municípios possam contratar serviços e fazer obras com dispensa de licitação para tentar minorar o sofrimento da população, melhorar a estrutura nos povoados e enfrentar o longo período de estiagem.
Em 2011, a Cordec disponibilizou para várias localidades convênios para que carros-pipa abasteçam as regiões temporariamente. Quase 50 municípios e mais de 170 mil pessoas foram beneficiadas com abastecimento de água através de carros-pipa. Mais de R$ 1,2 milhão já foram repassados para os municípios que firmaram convênios por conta dos problemas causados pela seca.
Para proporcionar ações duradouras que garantam o acesso da população à água, o governo estadual tem construído cisternas de consumo e de produção, através do programa Água para Todos. Somente este ano, serão construídas 27 mil cisternas de consumo no estado, além de tecnologias de acesso a água para produção.


Municípios em situação de emergência:

Abaíra, Abaré, Anagé, Andorinha, Aracatu, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Brumado, Candeal,Caetanos, Cansanção, Canudos, Chorrochó, Curaçá, Glória,Filadélfia, Iaçu, Ibipitanga, Itiúba, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Mirante, Nordestina, Paulo Afonso, Planalto, Queimadas, Quixabeira, Remanso, Retirolândia, Senhor do Bonfim, Serrinha, Tanhaçu e Teofilândia.


Fonte: Defesa Civil da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário