Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de março de 2012

No Dia Mundial da Água, evite o desperdício e aprenda a ser sustentável!!

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Internacional da Água. Em 2012, o tema é Segurança da Água e da Comida, com a preocupação voltada para o aumento da população e a falta de recursos.
Cada ano tem um tema. Os últimos foram: Água para cidades (2011), Qualidade da Água (2010), Águas Transfronteiriças (2009) e Ano Internacional Sanitário (2008).
Desta vez, o que baliza os debates é a questão de que 7 bilhões de pessoas já habitam este planeta, e o número deve chegar a 9 bilhões até 2050. Cada uma consume, em média, 2 a 4 litros por dia.

Detergente Use detergentes biodegradáveis

Custam um pouco mais que o convencional, mas rendem mais
e poluem menos.
Não usar como lixeira Não use o vaso sanitário como lixeira

Cada descarga acionada em um vaso com válvula utiliza cerca de 15 litros de água. Nos modelos com caixas acopladas, são seis litros.
Louça Não lave a louça com a
torneira aberta


Ensaboe toda a louça e depois tire o sabão de uma só vez. Ou, se preferir, faça como os europeus: lave a louça com a pia tampada e cheia de água.
Em hotéis, evite trocar toalhas
e lençóis todos os dias


Ninguém é tão sujinho que não possa trocar a roupa de cama a cada três dias, por exemplo. É uma maneira de economizar água e energia elétrica.
Panelas de molho Deixe as panelas de molho

Principalmente aquelas sujas de molho, de fritura ou com muita gordura. Fazendo isso, você se esforça
menos e ainda economiza água na
hora de lavá-las.
Garrafa de água Evite comprar água em
garrafinhas plásticas


O ideal é usar apenas uma garrafa, que deverá ser levada sempre com você.
Ela pode ser reabastecida toda vez que for necessário.
Crianças Não deixe as crianças
brincarem com água


Apesar de divertida, a brincadeira pode passar a ideia de que a água é um recurso infinito. Ensine às crianças que a água é um bem precioso e finito.
Carro Lave o carro a seco

Já existem empresas especializadas nesse tipo de limpeza. Apesar de custar um pouco mais caro, gera uma enorme economia de água.
Água Reutilize água

A água do último enxágue da máquina de lavar e da chuva pode ser usada para lavar o quintal, regar plantas e até para dar a descarga nos banheiros.
Chuveiro Torneiras e chuveiros

Use torneiras e chuveiros com arejador, um dispositivo que aumenta o volume da água com bolhas de ar e tem menos vazão. Reduz o consumo em até 30%.
Vazamentos Conserte vazamentos

Uma torneira que pinga a cada cinco segundos libera, ao final de um dia, mais de 20 litros de água. O desperdício ainda faz estrago na conta mensal.
Vaso sanitário Vaso sanitário

Troque os vasos sanitários de 12 litros
por outros de seis litros ou daqueles com duplo acionamento. Numa casa com três pessoas a economia é, em média, de 36 litros de água por dia.


Fonte: r7.com                                                                Apoio: NarcisioQXB

0 comentários:

Postar um comentário