Ads 468x60px

terça-feira, 13 de março de 2012

Seca assola interior da Bahia e 75 cidades decretam estado de emergência

Nas zonas rurais de Andaraí, Juazeiro e Castro Alves (a 417 km, 500 km e 190 km da capital, respectivamente), a população passa sede, o gado morre pelos pastos e a agricultura familiar amarga perda de até 100%. A seca que castigou a Bahia ano passado, sobretudo na região do semiárido, entrou em 2012 assolando comunidades das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste.
Até a última sexta-feira, 75 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida e decretada pela Defesa Civil estadual (Cordec). No final de 2011, esse número chegou a 123, o que não significa uma melhora do quadro, pois muitas destas cidades tiveram apenas expirado o prazo médio de 90 dias do decreto, e aguardam avaliação para a prorrogação.
Na região do semiárido, a mais atingida, o período seco tende a se estender até maio. “É esperada para os próximos meses uma expressiva redução nos volumes das chuvas na região. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, nos meses de março e abril, o que não será suficiente para suprir o déficit registrado nos últimos anos”, avalia o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
Evidência preocupante é a barragem de Mirorós, que atende a quatro cidades da microrregião de Irecê (mais de 200 mil habitantes). Segundo informações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o volume de água está abaixo de 10% da capacidade desde outubro passado, chegando a um nível de alerta.
BARRAGEM DE SÃO JOSÉ
A Barragem de São José que atende há mais de 20 municípios, também está com sua capacidade abaixo de 15%. Cidades como Quixabeira, Várzea do Poço, Mairi e Várzea da Roça, estão com seu abastecimento ameaçado e sem boas perspectivas para este ano, tendo em vista que o sistema que está sendo implantado na Barragem de Pedras Altas, ainda não beneficiarão estes municípios na sua primeira etapa.
Confira as cidades que estão em estado de emergência em nossa região:
BAIXA GRANDE
GAVIÃO
IPIRÁ
MAIRI
NOVA FÁTIMA
PINTADAS
QUIXABEIRA
JAGUARARI
FILADÉLFIA
PONTO NOVO
SENHOR DO BONFIM

Fonte: Defesa Civil

0 comentários:

Postar um comentário