Ads 468x60px

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quixabeira– Município terá visita da Defesa Civil Estadual (CORDEC)


Na próxima segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 o município de Quixabeira estará recebendo a visita dos técnicos da Defesa Civil Estadual (CORDEC), segundo o coordenador da CORDEC, esta visita visa o planejar as ações emergenciais. O encontro acontecerá no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 9h e contará com a presença de gestores dos 14 município de identidade bacia do Jacuípe.

Com a finalidade de orientar os gestores municipais na implantação e mudanças na Defesa Civil, discutir e pactuar, junto com os consórcios públicos e gestores de cada região, um plano de ação de atendimento emergencial para minimizar os efeitos da Seca e levantar as demandas locais. As primeiras regiões a receberem a equipe da CORDEC serão Bacia do Jacuípe, Consórcio Portal do Sertão, e Sisal. Os encontros serão respectivamente nas cidades de Quixabeira, dia 21/01.
É importante porque, a partir de agora, novos gestores estão assumindo as prefeituras, e é importante atualizá-los sobre as mudanças na legislação que organiza o Sistema Nacional de Defesa Civil, que incluem os novos procedimentos para decretação de situação de emergência e ou calamidade pública e a alteração no repasse de recursos para as prefeituras e estados, em situação de emergência ou calamidade pública, somente através do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
“Os agentes das Defesas Civis Municipais precisam estar preparados não só para as exigências inerentes à decretação do estado de emergência como para as ações de socorro propriamente ditas”, alerta o coordenador.
Nestes encontros serão discutidos também o planejamento para abastecimento de água, distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e outras demandas, situações que a Defesa Civil do Estado vem atuando através de ações emergenciais como as limpezas de aguadas, operação de abastecimento de água através de carros-pipa, distribuição de alimentos, instalações de cisternas e de sistemas simplificados de abastecimento de água.
O coordenador ressalta também sobre a importância de todos os municípios estarem atentos à necessidade de criar uma coordenadoria municipal da defesa civil como unidade, gestora orçamentária, com CNPJ próprio, ou caso o município já tenha sua Defesa Civil, de melhor estruturá-la para desempenhar com agilidade e eficácia o seu papel na proteção e prevenção, tanto de desastres naturais como de problemas causados pelo homem porque há muitos recursos disponíveis, para obras estruturantes, inclusive, mas é preciso que as Defesas Civis Municipais estejam preparadas e assim a Defesa Civil do Estado poderá apoiá-los da forma mais adequada.

0 comentários:

Postar um comentário