Ads 468x60px

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Significado dos Brasões do Brasil, Bahia e Quixabeira!



     Segundo a lei 5.700, alterada pela lei 8.421, de 11 de maio de 1992, a feitura das armas nacionais deve obedecer à proporção de quinze de altura por quatorze de largura, e atender às seguintes disposições:
  1. o escudo redondo será constituído em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional;
  2. o escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro;
  3. o todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas;
  4. em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.



     O brasão do Estado da Bahia "representa as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo do qual se vê na proa de uma embarcação, um marinheiro apontando para a terra próxima (alusão ao descobrimento do Brasil) e tem por timbre uma estrela aureolada em cima da inscrição 'Estado da Bahia', por baixo do escudo, numa fita, a legenda Per ardua surgo e mais abaixo a palavra Brasil." Esse brasão figura na coleção das leis do estado de referente ao ano de 1891.
Constitui-se dos seguintes elementos:
  • Timbre com uma estrela, que simboliza o Estado.
  • Escudo com uma embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral.
  • Insígnia com dois tenentes sobre listel com o lema:
Per ardua surgo - que significa, numa tradução literal: "Pela dificuldade venço" ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades.
     O brasão e a bandeira de Quixabeira foram desenvolvidos por Edvaldo Novaes (Bidô), e sancionados pela lei de nº 01/90, em 10 de Abril de 1990.
Suas cores relacionam-se com algumas características do município, que são elas: verde (simbolizando as matas), azul (o céu), amarelo (as riquezas e a economia), branco (a paz, desejada) e marrom (a terra que fornece o alimento).
Esses símbolos também são formados pelas figuras de um pé de Quixabeira ao lado direito, ícone da região;
um pé de Ouricurí "conhecido regionalmente como Licuri" ao centro, símbolo da subsistência sertaneja;
e um pé de Sisal ao lado esquerdo, juntamente com quatro estrelas, que simbolizavam os quatro primeiros povoados do município: Alto do Capim, Campo Verde, Jabuticaba e Ramal. 
O Brasão possui as mesmas cores da bandeira e a mesma posição das figuras!  

Referências:

Wikipedia - Brasão de armas do Brasil 
Wikipedia - Brasão do estado da Bahia 
Narcisio QXB - Quixabeira-BA  


0 comentários:

Postar um comentário